domingo, 11 de setembro de 2016

O numero 8

    Uma forma relativamente corrente de escrever o numero oito, é-o em dois círculos efectuados  sem continuidade. São duas «bolas« colocadas uma sobre a outra. 
     Tal desenho representa uma descontinuidade entre o mundo da matéria e do pensamento. São dois universos separados, que não se comunicam. A vida do escritor está fragmentada. O pensamento não é para levar para o mundo físico e para o dirigir.
     Sendo o numero oito a representação do destino, parece clara a rotura dessa noção interior.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Assinatura de Junker

Assinatura de Jean-Claude Juncker
   Esta é a assinatura do actual Presidente da Comissão Europeia. Pouco haverá a comentar relativamente à mesma.
   Se ela seria sempre uma enorme dificuldade para qualquer cidadão do mundo, que poderemos dizer de alguem com as responsabilidades de Junker?

   Já o grande Platão, ou como dizia Nicolau de Cusa, o Divino Platão, se referia à democracia como o regime que elege os piores. Já lá estamos.

   O mundo de fantasmas em que está imerso este escritor, não lhe deveria ter permitido fazer algo para o qual não está preparado.

   Há dias li que o Tratado de Roma tinha sido assinado por homens que sabiam latim, e cultivavam o pensamento clássico

   Agora cultivamos o mundo do qual nos deveríamos saber distanciar.

  S Paulo dizia que muitas vezes fazemos o que não queremos, e não fazemos o que queremos. Com os governantes deste mundo modernaço todos os conceitos estão confundidos. Agora fazemos o que queremos, sem nenhuma fronteira. È o fim triste de uma época histórica cheia de soberba e ignorancia.

sábado, 23 de abril de 2016

Assinatura Papa Francisco

Esta é a escrita do Papa Francisco. Embora claramente uma escrita de grande nível, não deixaremos de referir alguns aspectos curiosos que poderão permitir compreender algumas atitudes que o Papa tem vindo a assumir:
Na assinatura a dimensão das letras é inferior à do texto. Com isso o escritor projecta um complexo de superioridade. Num escritor »harmonioso», a escrita do texto é coerente com a assinatura. Quando se manifesta um complexo de inferioridade´a assinatura é maior que o texto. No texto apresentado, expressa-se o complexo de superioridade já referido: O escritor sente-se intimamente superior aos outros, procurando, contudo, mostrar uma face de humildade, que não é verdadeira, porque não há coerência entre texto e assinatura no aspecto dimensão. Outro aspecto, diz respeito à elevação das letras, a dimensão das hastes na sua subida para o domínio do pensamento e do espírito. Parece-nos manifestamente pobre e insuficiente. O aprisionamento à terra possui mais força que a elevação para o cosmo. Refiro o formato de E maiúsculo: É o da susceptibilidade. Do ser que tem muitas dificuldades em aceitar critica.